Comentários

CONSUMIDORES DA TERCEIRA IDADE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Publicado em 22 de dezembro de 2014

Hoje quando uma pessoa com 60 anos de idade ou mais vai ao supermercado, pode ter dificuldade para encontrar o produto que precisa. Isso ocorre devido à falta de conhecimento da indústria e do varejo em lidar com esse tipo de público e mostra que ainda há muito a ser feito para satisfazer as necessidades dos consumidores mais velhos, que buscam conforto e bem-estar na hora da compra.

Comumente, a terceira idade possui necessidades nutricionais especiais, que implicam em uma alimentação restrita e limitações físicas que acabam dificultando suas compras. Mesmo correspondendo a mais de 13% da população brasileira, segundo o IBGE, os idosos sentem dificuldade em encontrar alimentos que satisfaçam suas necessidades e embalagens que contenham porções menores de alimentos e que tragam informações nutricionais legíveis.

Conforme a população idosa aumenta, seu poder aquisitivo também cresce, devido a diminuição de gastos com o grupo familiar. Muitos têm mais tempo para fazer compras e gastar mais que os consumidores mais jovens, que tem menos disponibilidade de tempo. Foi-se o tempo em que os idosos eram considerados alheios às decisões e as suas próprias escolhas. Cada dia mais, eles têm reconquistado o seu espaço como consumidores e chamam a atenção da indústria e do comércio. Segundo o Estudo Global A diferença de idade, 45% dos entrevistados idosos declara que uma alimentação saudável é a maior prioridade após a aposentadoria, isso mostra que a adequação da indústria e do varejo não é só uma necessidade, como também uma oportunidade de crescimento.

Baseados na ideia de que o Brasil é uma nação que está envelhecendo, temos que refletir sobre como atender essa demanda. Começar a avaliar como os varejistas e fabricantes de produtos enfrentam os desafios que surgem nessa etapa da vida é fundamental para compreender como oferecer maior conforto para a experiência de compra desse shopper que representa uma parcela significativa dos consumidores.

Fonte: http://www.nielsen.com

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado
Os campos marcados são obrigatórios.

Sulprint
Sulprint Hoje
História
Valores
Embalagens
Iogurtes
Biscoitos
Cafés
Pães
Bolos
Erva-Mate
Farofas
Refrescos em pó
Cereais
Massas
Balas/Chicletes
Chocolates
Salgadinhos
Materiais Elétricos
Processos
Projeto e Desenvolvimento
Prepress
Extrusão
Impressão
Metalização
Laminação
Acabamento