Ambiental

Logística Reversa

A Sulprint entende que existe uma responsabilidade compartilhada entre os fabricantes dos produtos que vão para o consumo, o varejo, as indústrias e as entidades representativas. Com esta visão, faz parte do acordo Setorial de Logística Reversa, que inicia pelas 12 cidades Sede da Copa do Mundo, estas representam 38% do resíduo do país. Com um aporte financeiro de 70 milhões para os próximos 3 anos, que serão investidos na abertura de 376 cooperativas de reciclagem, 600 pontos de coleta, dentre outros, gerando condições para que o lixo chegue no local de reciclagem e, após passar pelo processo, volte para a indústria e se renove em um novo produto, fechando assim o ciclo da embalagem.

 

Redução da Emissão de CO²

A Sulprint também trabalha fortemente na redução de espessura dos filmes, desenvolvendo novas formulações com polímeros de maior resistência mecânica, ação que visa a redução de CO2, devido a diminuição de resinas utilizadas na fabricação de novos produtos, economizando da mesma forma em transporte, armazenamento, quantidade a ser coletada e reciclada.

 

Transformação das Aparas

Com foco na redução contínua do consumo de matérias-primas, a Sulprint transformou seu setor de extrusão, de forma que todas as aparas oriundas desse processo, retornem como matéria-prima para novos filmes de polietileno e polipropileno.Para isto, a empresa implantou dois processos de reciclagem, um que aproveita o refile em linha e outro que recicla as demais aparas, como aquelas do setup de máquina. Com esse material reciclado, desenvolvemos filmes para banners promocionais.

Todas as aparas oriundas dos demais processos, como o de conversão, que receberam tinta ou adesivo e, por sua vez, não podem ser recicladas como resina cristal, seguem para reciclagem, onde passam pelo processo de injeção e são transformadas em componentes para a fabricação de vassouras. Os materiais laminados com alumínio são utilizados na produção de madeira sintética.

 

1-01

Social

Investimos na educação empreendedora
Quando tudo começou?

Em 2011 o Brasil passava por um grande desenvolvimento econômico, onde as empresas tiveram que ampliar seu quadro de profissionais, e sentíamos através das seleções, que muitos jovens queriam trabalhar, mas chegavam  espreparados na empresa. No mesmo período a Diretora Executiva da Sulprint Embalagens organizou a Semana do Empreendedor de Santa Cruz do Sul, como membro da diretoria da ACI, e se motivou com o resultado. Foi então que Áurea Binz fundou a ONG Foco Empreendedor, hoje certificada OSCIP, com o objetivo de preparar, capacitar e fomentar o empreendedorismo e a busca pelo propósito de vida nos jovens.
Um ano depois a Sulprint desenvolveu em parceria com a ONG o “Projeto Caminhos Profissionais”, projeto anual que tinha como principal objetivo dar oportunidade aos filhos dos profissionais e jovens carentes da comunidade, com idade entre 14 e 21 anos, para uma melhor preparação para o mercado de trabalho. O projeto tinha carga horária de 28 horas divididas em 7 encontros,
onde diversos temas foram abordados: Autoconhecimento, Relações Humanas, Comunicação, Finanças pessoais, Empreendedorismo, entre outros.

“O Projeto Caminhos Profissionais trouxe experiências de vida como exemplos para minha jornada. Levo um conhecimento extraordinário, passei por algo que não imaginei e me sinto amadurecida, estou realmente grata pela oportunidade. A partir desse projeto aprendi que devo manter as metas em primeiro lugar e lutar pelos meus sonhos e agarrar todas oportunidades que surgirem.”
Vanessa Barbian
Participante do Projeto

Muitos jovens aprendizes e profissionais da empresa vieram a partir do Caminhos Profissionais, que hoje foi incorporado inteiramente pela ONG para
beneficiar de forma contínua os jovens da comunidade, e do qual os profissionais
da Sulprint, juntamente com outros voluntários da comunidade, participam
como facilitadores e instrutores.

Como ajudamos hoje?

O trabalho voluntário é parte importante para nosso apoio à ONG Foco Empreendedor, por isso incentivamos os nossos profissionais a participarem de diversas atividades por meio de horas concedidas pela empresa. Serviços gerais, palestras, facilitação em projetos e criação de materiais gráficos são somente alguns dos serviços prestados. As necessidades da Foco variam conforme a atividade que ela está exercendo, para podermos ajudar dispomos de nossos profissionais conforme a ação que está sendo realizada.

Por meio desta poderosa ferramenta estamos ajudando a desenvolver a nossa sociedade, e preparando profissionais para o mercado de trabalho, pois acreditamos que com pessoas de atitude empreendedora, nosso futuro e o de todos que convivemos será cada vez melhor.


A Sulprint Embalagens estará disponibilizando semestralmente seu Balanço Social. Nele você encontrará diversas atividades realizadas pela empresa para contribuir com nossa comunidade. Sabemos que, com pequenas atitudes, podemos contribuir para um mundo melhor.

 

Sulprint
Sulprint Hoje
História
Valores
Embalagens
Iogurtes
Biscoitos
Cafés
Pães
Bolos
Erva-Mate
Farofas
Refrescos em pó
Cereais
Massas
Balas/Chicletes
Chocolates
Salgadinhos
Materiais Elétricos
Processos
Projeto e Desenvolvimento
Prepress
Extrusão
Impressão
Metalização
Laminação
Acabamento