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CONSUMIDORES DA TERCEIRA IDADE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Publicado em 22 de dezembro de 2014

Hoje quando uma pessoa com 60 anos de idade ou mais vai ao supermercado, pode ter dificuldade para encontrar o produto que precisa. Isso ocorre devido à falta de conhecimento da indústria e do varejo em lidar com esse tipo de público e mostra que ainda há muito a ser feito para satisfazer as necessidades dos consumidores mais velhos, que buscam conforto e bem-estar na hora da compra.

Comumente, a terceira idade possui necessidades nutricionais especiais, que implicam em uma alimentação restrita e limitações físicas que acabam dificultando suas compras. Mesmo correspondendo a mais de 13% da população brasileira, segundo o IBGE, os idosos sentem dificuldade em encontrar alimentos que satisfaçam suas necessidades e embalagens que contenham porções menores de alimentos e que tragam informações nutricionais legíveis.

Conforme a população idosa aumenta, seu poder aquisitivo também cresce, devido a diminuição de gastos com o grupo familiar. Muitos têm mais tempo para fazer compras e gastar mais que os consumidores mais jovens, que tem menos disponibilidade de tempo. Foi-se o tempo em que os idosos eram considerados alheios às decisões e as suas próprias escolhas. Cada dia mais, eles têm reconquistado o seu espaço como consumidores e chamam a atenção da indústria e do comércio. Segundo o Estudo Global A diferença de idade, 45% dos entrevistados idosos declara que uma alimentação saudável é a maior prioridade após a aposentadoria, isso mostra que a adequação da indústria e do varejo não é só uma necessidade, como também uma oportunidade de crescimento.

Baseados na ideia de que o Brasil é uma nação que está envelhecendo, temos que refletir sobre como atender essa demanda. Começar a avaliar como os varejistas e fabricantes de produtos enfrentam os desafios que surgem nessa etapa da vida é fundamental para compreender como oferecer maior conforto para a experiência de compra desse shopper que representa uma parcela significativa dos consumidores.

Fonte: http://www.nielsen.com
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Estudo Global sobre Alimentos para Lanches realizado pela Nielsen aponta que o mercado de Snacks está em ascensão. Esse tipo de alimento ganha mais espaço no cardápio das pessoas por sua praticidade – fator determinante para o consumidor, já que atualmente estes estão em busca de refeições cada vez mais rápidas e práticas.

Nesse contexto, mais de três quartos dos entrevistados (76%) consomem lanches com frequência, ou às vezes, para matar a fome entre as refeições ou satisfazer uma vontade. 45% consomem lanches como alternativa às refeições; 52% no café da manhã; 43% como almoço e 40% como jantar.

Mesmo com o crescimento do consumo de alimentos para lanches, a população apresenta maior preocupação com a saúde, o que sugere uma mudança de hábito. Nesse cenário, lanches sem açúcar são os que indicam forte crescimento. Alimentos que contenham apenas ingredientes naturais é um quesito considerado muito importante por 45% dos entrevistados ao redor do mundo e moderadamente importante por 32%. Outros fatores também são valorizados pelos entrevistados como a ausência de corantes artificiais (44%), organismos geneticamente modificados (43%) e sabores artificiais (42%). Alimentos sem cafeína também entram nessa lista, com 23%, e sem glúten, com 19%.

 

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Ainda sob essa visão, o estudo revela que 18% dos entrevistados declararam que as frutas frescas são o lanche preferido em uma lista com 47 opções diferentes. Na sequência, aparece o chocolate com 15%. Essas duas categorias de alimentos apresentaram mais que o dobro ou o triplo das respostas dos iogurtes (6%), pães/sanduíches (6%), queijo (5%), batatas fritas/chips de tortilhas/salgadinhos crocantes (5%), vegetais (5%) e sorvete de massa/gelato (4%).

Ainda que a pesquisa mostre essas preferências por determinados produtos, a escolha pelos alimentos para lanches costuma implicar em variedade e não apenas em um tipo. Segundo a pesquisa, em um período de 30 dias, ao menos metade dos entrevistados afirmou que consumiu chocolates (64%), frutas frescas (62%), vegetais (52%), bolachas/biscoitos (51%), pães/sanduíches (50%) e iogurtes (50%). Mais de quatro em cada dez entrevistados consumiram queijo (46%), batatas fritas/chips de tortilhas/salgadinhos crocantes (44%) e castanhas/sementes (41%). Um terço deles consumiu goma de mascar (33%) e tomou sorvete de massa/gelato (33%), enquanto um quarto comeu pipoca (29%), biscoitos salgados/pães torrados (28%) e cereais (27%). Os alimentos mais macios, como os bolinhos recheados (salgados 26%) e massas instantâneas (26%), também estiverem presentes no dia a dia dos entrevistados.

Fonte: http://www.nielsen.com
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III WORKSHOP FOCO EMPREENDEDOR

Publicado em 29 de novembro de 2014

Agradecemos a presença de todos no III Workshop da ONG Foco Empreendedor, realizado no dia 28 de novembro na sede da Imply!

Em 2015 buscaremos levar ao Parque da Oktoberfest 3.500 alunos para o Projeto Geração Click, onde além de palestras, cases de sucesso e mostra de empresas, contaremos com a peça “Quem mexeu no meu queijo?”, direção de Antônio Lopes e com o “Cozinha Brasil”, que será oferecido aos familiares dos estudantes, às cozinheiras das escolas e a comunidade em geral.

Durante o III Workshop também foi lançado o Projeto Resgatando Valores, com o objetivo de resgatar o valor e a autoestima do professor, bem como despertar a criatividade, motivação, autoestima e a importância do professor como personagem inspirador para o jovem no ambiente escolar. Os educadores puderam assistir uma prévia dos módulos ministrados por Celina Darde, Cássio Filter, Luciano Iepsen e Elielton da Silva.

O intuito é fortalecer a Comunidade de Santa Cruz do Sul, na área da Educação Empreendedora e Intraempreendedora, levando conhecimento também aos educadores e despertando-os para uma consciência profissional e sua repercussão no futuro dos jovens.

Confira as fotos do evento!

 

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III WORKSHOP FOCO EMPREENDEDOR

Publicado em 29 de novembro de 2014

No dia 28 de novembro foi realizado o III Workshop da ONG Foco Empreendedor, na sede da Imply. O objetivo do evento foi apresentar o resultado do Projeto Geração Click 2014 e proposta para o evento em 2015, onde a Foco vai levar ao Parque da Oktoberfest 5.000 alunos para o Projeto Geração Click, onde além de palestras, cases de sucesso e mostra de empresas, teremos a apresentação da peça “Quem mexeu no meu queijo?”, direção de Antônio Lopes e com o “Cozinha Brasil”, que será oferecido aos familiares dos estudantes, às cozinheiras das escolas e a comunidade em geral.

Durante o III Workshop também foi lançado o Projeto Resgatando Valores, com o objetivo de resgatar o valor e a autoestima do professor, bem como despertar a criatividade, motivação, autoestima e a importância do professor como personagem inspirador para o jovem no ambiente escolar. Os educadores puderam assistir uma prévia dos módulos ministrados por Celina Darde, Cássio Filter, Luciano Iepsen e Elielton da Silva.

O intuito é fortalecer a Comunidade de Santa Cruz do Sul, na área da Educação Empreendedora e Intraempreendedora, levando conhecimento também aos educadores e despertando-os para uma consciência profissional e sua repercussão no futuro dos jovens.

Confira as fotos do evento!

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