Publicado em 12 de março de 2015
No dia 11 de março, a ONG Foco Empreendedor realizou no auditório da Imply, em Santa Cruz do Sul, o seu IV Workshop para os Diretores e Coordenadores das escolas estaduais da região, para o lançamento da 10º Semana do Empreendedor, divulgação do Projeto Geração Click e apresentação do Projeto Resgatando Valores.
No evento foram apresentados os resultados do Projeto Geração Click 2014, realizado em Maio, no Parque da Oktoberfest, onde estiveram presentes mais de 2900 jovens. A proposta para 2015 inclui Teatro, Palestras, Case de Empreendedorismo, Cozinha Brasil – SESi, mostra de empresas e atrações diversas. Na sequência a ONG apresentou o Projeto Resgatando Valores, especialmente criado para todas as escolas e rede de educadores. O Projeto visa a motivação, o resgate da autoestima e levar a informação de uma linguagem mais empreendedora para o mundo da educação, para aproximar o educador do mercado de trabalho, e com isso melhorarmos o entendimento do mundo profissional.
O Projeto é dividido em temas, cada tema com um enfoque diferenciado e instigante, que visa estimular e dar uma nova visão do ser humano e das diversas oportunidades sobre como empreender. Os palestrantes Cássio Filter, Luciano Iepsen, Celina Darde e Elielton da Silva oportunizaram uma pequena prévia dos módulos.
O Sr. Luiz Ricardo Pinho de Moura, Coordenador da 6º Coordenadoria Regional da Educação, fechou o Workshop falando sobre a importância de resgatarmos valores, em uma sociedade que está tão carente dos mesmos.
Publicado em 20 de fevereiro de 2015
ONG Foco Empreendedor promoveu mais um módulo do Projeto Resgatando Valores para os diretores e professores da rede estadual de ensino de Santa Cruz do Sul e região, em sua abertura do ano letivo, com o Palestrante Cássio Filter, trazendo o tema “Comunico, logo existo”. O evento foi realizado pela 6º CRE, no dia 19 de fevereiro de 2015, no auditório do Colégio Dom Alberto.
Publicado em 9 de janeiro de 2015
Em 2013, o crescimento da cesta de Higiene e Beleza nos Autosserviços e Farmácias se deu pelo aumento do número de lares compradores e dos preços praticados. Esses dois canais têm alta sinergia, concentrando 70% desse shopper comprador da cesta.
Quando olhamos para esta metade da população que compra H&B em ambos os canais, por conta da proximidade e Preço, o shopper valoriza na farmácia a Orientação que lhe é dada na hora da compra, bem como a garantia de encontrar o Produto de sua Preferência neste canal. Já a Agilidade na compra, é o atributo dos Autosserviços que se destaca para o shopper dos dois canais, seguido pelo Preço. É interessante notar que o shopper de H&B exclusivo para Autosserviços também encontra neste canal um ponto para Produtos de Preferência.
Fonte: http://www.nielsen.com
Publicado em 22 de dezembro de 2014
Hoje quando uma pessoa com 60 anos de idade ou mais vai ao supermercado, pode ter dificuldade para encontrar o produto que precisa. Isso ocorre devido à falta de conhecimento da indústria e do varejo em lidar com esse tipo de público e mostra que ainda há muito a ser feito para satisfazer as necessidades dos consumidores mais velhos, que buscam conforto e bem-estar na hora da compra.
Comumente, a terceira idade possui necessidades nutricionais especiais, que implicam em uma alimentação restrita e limitações físicas que acabam dificultando suas compras. Mesmo correspondendo a mais de 13% da população brasileira, segundo o IBGE, os idosos sentem dificuldade em encontrar alimentos que satisfaçam suas necessidades e embalagens que contenham porções menores de alimentos e que tragam informações nutricionais legíveis.
Conforme a população idosa aumenta, seu poder aquisitivo também cresce, devido a diminuição de gastos com o grupo familiar. Muitos têm mais tempo para fazer compras e gastar mais que os consumidores mais jovens, que tem menos disponibilidade de tempo. Foi-se o tempo em que os idosos eram considerados alheios às decisões e as suas próprias escolhas. Cada dia mais, eles têm reconquistado o seu espaço como consumidores e chamam a atenção da indústria e do comércio. Segundo o Estudo Global A diferença de idade, 45% dos entrevistados idosos declara que uma alimentação saudável é a maior prioridade após a aposentadoria, isso mostra que a adequação da indústria e do varejo não é só uma necessidade, como também uma oportunidade de crescimento.
Baseados na ideia de que o Brasil é uma nação que está envelhecendo, temos que refletir sobre como atender essa demanda. Começar a avaliar como os varejistas e fabricantes de produtos enfrentam os desafios que surgem nessa etapa da vida é fundamental para compreender como oferecer maior conforto para a experiência de compra desse shopper que representa uma parcela significativa dos consumidores.
Fonte: http://www.nielsen.com